arrowenvelopefacebookinstagramlinked-intwitteryelpyoutube

Estudo revela que as avaliações do Yelp são mais úteis que os dados do governo

Da próxima vez que precisares de um médico vais consultar o HCAHPS? ou os dados da Direção Geral de Saúde? Pois, … bem me parecia, que não!

The Washington Post publicou um novo estudo em Health Affairs, realizado por investigadores da Universidade da Pensilvânia, que analisaram 17.000 avaliações do Yelp de 1.352 hospitais. Este estudo revela as avaliações do Yelp fornecem uma ideia geral melhor. das instalações das entidades hospitalares, do que os estudos realizados pelo governo (HCAHPS – Hospital Consumer Assessment of Healthcare Providers and Systems Survey), considerados por muitos como a referência do sector relativamente à satisfação dos pacientes.

Enquanto que a HCAHPS analisa 11 categorias principais, como o relacionamento com os médicos e enfermeiros, a limpeza, a tranquilidade, as avaliações do Yelp oferecem aos pacientes opiniões sobre temas que o estudo do governo não aborda, como por exemplo o preço, os serviços, os tempos de espera, ou a “humanidade”, etc. Por outro lado, esse estudo, apenas se limita exclusivamente aos pacientes, enquanto que no Yelp, pode escrever qualquer pessoa afetada de alguma forma, direta ou indireta, por um incidente relacionado com a saúde: uma filha que leva a mãe já idosa ao hospital ou um amigo que visita um colega de trabalho.

Embora a qualidade da forma de como somos tratados seja claramente importante, coisas como a disponibilidade de estacionamento, o relacionamento médico-paciente, também contribuem para uma boa experiência do consumidor, e o Yelp é o lugar ideal conhecer a opinião de outras pessoas.

A investigação realizada nesta universidade revela ainda que outros estudos demonstraram que as classificações mais altas sobre os hospitais no Yelp, correspondem com as do HCAHPS. A nova pesquisa confirmou também que “os hospitais com menos de 3 avaliações no Yelp, têm classificações muito próximas das que têm no HCAHPS, obtidas por um método mais formal.

Para os consumidores que já utilizam o Yelp para encontrar restaurantes, canalizadores ou cabeleireiros, faz todo o sentido que usem o Yelp também para procurar e avaliar entidades que prestam serviços e cuidados de saúde e outros negócios locais menos frequentes, por todo o mundo. Ao contrário do HCAHPS, o Yelp é uma plataforma com a qual os utilizadores já estão familiarizados, o que simplifica bastante a recepção de fedd-back e que oferece a opinião pessoal dos próprios pacientes. Além disso, o Yelp fornece também outros dados médicos, como taxas moderadoras e tempos de espera para se conseguir um quarto num dos 25.000 hospitais, clínicas de diálise e outras entidades que prestam serviços e cuidados de saúde nos EUA. Assim, é possível comparar estatísticas com experiências reais de pacientes numa só aplicação, que inclusivamente, muita gente já tem instalada no seu telemóvel. Apesar de ser muito comodo para os consumidores, através das avaliações do Yelp, os próprios hospitais têm acesso a contributos adicionais relativo ao serviço global que prestam.

Como indicam os investigadores, em 2012, quase 75% dos americanos procurou informação online relacionada com a saúde. Quase metade (42%) leu avaliações online, mas só 6% é que sabia da existência do HCAHPS.

Assim, nunca te esqueças de que o Yelp não só te ajuda a encontrar um bar fantástico com happy hour, como também te disponibiliza informação fiável para tomares decisões mais importantes, como por exemplo, a escolha do hospital que te prestará os melhores cuidados de saúde.